Tecnologia, gestão e um olhar para o futuro. Conheça Gravataí!
20/01/2023Ditec Day 23
15/06/2023Imagine um cenário onde um agressor está prestes a agredir uma vítima de violência doméstica em uma Smart City. Como a vítima já havia denunciado o agressor anteriormente, ela já possuía um gadget para que em caso de agressão ela possa pedir por socorro, e uma ordem de restrição. O Agressor, também possui uma tornozeleira eletrônica. É tudo que precisamos saber.
Porém, em uma Smart City, além desses dispositivos, temos veículos monitorados por GPS e câmeras internas e externas, oficiais com câmeras corporais com imagens em tempo real, radiocomunicação para aproximar os oficiais de seus centros de operações e câmeras espalhadas pela cidade com reconhecimento facial, leitura de placas e outras características comuns a todos como cores e tipos de roupas, óculos, características faciais, entre outras.
Tais dispositivos, podem gerar volumes inimagináveis de dados, porém, sem um cruzamento das informações, são inúteis do caminho da central de operação até a vítima, por exemplo, se a vítima estiver em um local qualquer, qual o oficial mais próximo? Como esse oficial vai identificar o agressor? Ele está armado? Qual o trajeto que ele está percorrendo? Todas essas informações integradas em um só local são o futuro da segurança das Smart Cities. A integração de sistemas também melhora a comunicação entre os diferentes sistemas e permite que eles trabalhem juntos de forma mais eficiente.
Uma das principais vantagens da integração de sistemas de segurança é a capacidade de identificar e monitorar ameaças de forma mais eficiente. Ao integrar sistemas de segurança, os administradores podem ter uma melhor visão geral do que está acontecendo no ambiente de segurança. Isso lhes permite identificar ameaças com maior rapidez e precisão e tomar medidas mais rápidas para lidar com elas.
Outra grande vantagem da integração de sistemas de segurança é que ela garante que dados e informações sejam processados e compartilhados mais rapidamente. Isso significa que, mesmo em caso de emergência, as informações necessárias podem ser fornecidas para as pessoas certas, no momento certo. Além disso, também melhora a eficiência geral do sistema, pois elimina a necessidade de entrar em contato com vários sistemas e pessoas separadamente ou mesmo de modo desnecessário à ação.
Ao investir em integração de sistemas de segurança, as organizações podem ter certeza de que estão protegidas contra ameaças de segurança e que seus sistemas funcionam da melhor maneira possível, transformando completamente dados em informações úteis. Para mais informações sobre essas ferramentas e suas integrações conte com a Ditec Brasil.
Quer conferir um exemplo na prática de como uma cidade pode integrar de seus sistemas de segurança? Leia o case completo da cidade de Gravataí aqui.