Câmeras corporais da DITEC são destaque nacional
17/08/2020Equipamentos identificam usuários do transporte público da Capital que estiverem com temperatura acima de 37,8 °C.
A febre é um dos principais sintomas da COVID-19, por isso, uma solução que mede a temperatura de até 500 pessoas por minuto e que também permite identificar o uso da máscara foi doada pela empresa DITEC Smart Solutions para a Prefeitura de Florianópolis, que irá instalar o equipamento definitivamente no Terminal Integrado do Centro (TICEN) nos próximos dias. O sistema já havia sido testado na última quinta-feira (06) na Plataforma B do Terminal e os resultados do teste foram muito satisfatórios. As câmeras térmicas representam uma verdadeira revolução no combate à pandemia da Covid-19, que têm provocado impactos significativos na economia do país.
A testagem e doação da solução à Prefeitura de Florianópolis foi destaque no SBT Meio-Dia, telejornal do SCC/SBT, e no Jornal do Almoço, exibido pela NSC TV. Além de auxiliar no combate à pandemia, o sistema busca reduzir os custos operacionais, a exposição de profissionais que por vezes precisam ser deslocados para a medição da temperatura individualmente e, também, agilizar o procedimento de controle de acesso aos estabelecimentos. O resultado dos testes foi apresentado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SMDU). O prefeito da Capital, Gean Loureiro, destacou o uso do equipamento em suas redes sociais.
As câmeras térmicas capturam a radiação infravermelha e as convertem em imagens que mostram o calor gerado por objetos e seres vivos. Os sofisticados algoritmos de inteligência artificial permitem localizar à distância, pessoas com a temperatura acima dos 37,8 °C, inclusive em meio à grandes grupos de indivíduos, de forma discreta e segura. Desta forma, o sistema dispara um alerta sonoro e um profissional pode se deslocar até o indivíduo para orientá-lo a buscar o atendimento médico. Esses equipamentos também podem ser instalados em hospitais, prontos socorros, estabelecimentos de ensino, shopping centers, agências bancárias, lojas, indústrias, além de empresas públicas e privadas. Assim, a solução contribui para evitar que indivíduos potencialmente infectados com o novo coronavírus possam propagar o contágio em espaços públicos e de uso coletivo na capital.
A solução, fornecida pela DITEC Smart Solutions, empresa de tecnologia do Grupo SCC, também conta com um sistema de reconhecimento facial que é realizado por meio da inteligência artificial. Desta forma, o sistema futuramente também pode ser utilizado para identificar indivíduos procurados pela justiça ou localizar pessoas desaparecidas que passarem frente às câmeras. De acordo com Fernando Gomes, diretor geral da DITEC, as câmeras térmicas são importantes instrumentos no combate à disseminação da Covid-19. “As empresas e instituições precisam se adaptar à essa nova realidade, implementando formas eficientes e inteligentes de ampliar a segurança de seus clientes, usuários e da população como um todo, bem como o seu controle sobre os acessos, de modo a manterem o funcionamento de seus negócios e a segurança de seus frequentadores”.