Um dia chuvoso tem o potencial de complicar o trânsito de uma cidade. Se somada a acidentes, a situação pode se tornar mais estressante e complexa para a população e para agentes de segurança. Em Florianópolis, seja na Ilha ou na região Continental, a atuação integrada de agentes de segurança se mostra eficaz na resolução de problemas. Com uma comunicação integrada e sem interferências e falhas, a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) atua rapidamente para auxiliar motoristas e a população no dia a dia.
“O guarda é um radar de todas as situações e hoje tudo que acontece em Florianópolis passa pelo radiocomunicador”, destaca Carlos Freiberger Fernandes, Subcomandante da GMF.
Radiocomunicação DITEC
Há mais de dez anos os agentes da Guarda Municipal de Florianópolis, saem às ruas equipados com radiocomunicadores da DITEC. Ao todo, são cem guardas municipais equipados com rádios, circulando por diversos pontos da Capital catarinense. Situações e acidentes de trânsito, apoio às escolas, ou um pedestre que necessita atravessar em segurança uma via são atendidos pela GMF. “Hoje o guarda é um super fiscal do município. Todas essas possíveis problemáticas existentes dentro do município são atendidas de alguma forma pelo rádio e pelo guarda”, diz o subcomandante.
Auxiliando desde a comunicação entre as chefias até a distribuição de demandas operacionais, a GMF tem como missão orientar e fiscalizar o trânsito de veículos, além de atuar também na garantia da integridade do patrimônio físico e ambiental de Florianópolis.
“Desde o momento que o guarda identifica um problema ou uma situação adversa, ele já usa o rádio para comunicar para nossa central e assim já buscamos a resolução do problema da maneira mais rápida. Em acionamentos de emergência, o equipamento é o canal principal de comunicação.”, afirma o subcomandante Fernandes.
Solução utilizada
A GMF utiliza um sistema de radiocomunicação de última geração da DITEC, baseado em tecnologia DMR Tier III, que possui alto nível de segurança, confiabilidade e robustez para comunicação de missão crítica, ideal quando a comunicação não pode falhar. Além disso, o sistema é composto por vários sites de repetidoras de sinal posicionadas estrategicamente, que permitem uma troca automática de sinal entre elas e com isso fornece cobertura ampla e com alta capacidade para atender plenamente as necessidades e características da operação da Guarda Municipal da Capital.